E ai...de repente, Mãe ?
- Isac Passos
- 12 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Passo o dia me perguntando o que é ser Mãe.
É bem prático quando temos alguém especial que cuida dos mínimos detalhes de nossas vidas, e, que, por muitas vezes, não notamos o tipo de super heróis que temos em nossa volta.
Muitas vezes, e na maioria delas; estão lá, a qualquer horário para nos socorrer, nos sustentar, nos dar palavras de conselhos e alguns merecidos puxões de orelha...mais estão lá !
Mãe é e sempre será aquela figura maternal, enquanto outros heróis que chhamamos de pai, está em algum lugar trazendo o sustento da casa...e aquele que nos pega no pé com rigor ainda maior ( e é nesta hora que as Mães, acalenta e acalma...num misto de cumplicidade ).
Sou sinceramente contra que criemos uma data específica aos nossos educadores...pois eles estão presentes a cada momento, dia após dia, faça chuva ou faça sol...e quando precisamos e nos achamos estar sozinhos : - Pronto...lá estão eles, e muitas vezes já sabem de coisas que não contamos, sabem de nossa intimidade que não falamos; são mágicos e tudo sabem !
Por outro lado, como filhos, nos sentimos tristes em saber que famílias se acabam no mundo moderno, e pais se separam sem que tenhamos alguma compreenssão sobre isto e os porques.
Mães assumem o papel de mão e pais....pais assumem seu lado mãe, e pessoas estranhas em nossas vidas, nos adotam e amam como se tivessem gerados em seu ventre a nossa paternidade.
Sim...o mundo infelizmente mudou !
Mais ao meio disto tudo, ainda assim, mesmo com os desenganos da vida...há uma mãe lá no túnel, nos aguardando; e não importa se ela é a verdadeira mãe, o pai que assumiu ou a adoção que foi estancada no coração de quem nos ama da mesma ou melhor forma possível e impossível.
...nossos super heróis existem !
Como filhos, a grande maioria das vezes, achamos estes heróis chatos, implicantes, pegam demais no pé, nos controlam, tratam-nos como crianças, investigam nossos amigos, fuçam em nossas coisas, nos atormentam com a organização do calçado jogado aos cantos...e nos incomodam quanto queremos dormir um pouquinho mais e estamos atrasados à nossa responsabilidades. Isto sem contar que nos ligam tarde da noite, após 15 minutos da outra ligação, e nos perguntam se estamos bem.
Com tudo isto, não notamos, que eles nos moldam, nos fazem crescer, nos fazem aprender onde não errar, nos ensinam a conhecer verdadeiros amigos, a ter responsabilidades, a sermos ordeiros e organizados em nossos afazeres pessoais e profissionais...e quando menos esperamos, e quanto o tempo tornou-se dono de nossas próprias razões : BUUUUUMMMM !
E ai ?
Deixamos de ser filhos, aprendemos a ser pais e mães...e de maneira complementar, lá estamos nós, exigindo de nossos filhos as mesmas coisas que nos contrariava em outrora. Muitas vezes, ainda mais chatos, e mais implicantes...e a capa dos heróis que tinhamos e muitas vezes, não havíamos notados...elas estavam moldadas a nós, por eles !
Neste dia, não apenas dê um presente a sua mãe; seja ela a mãe, o pai que o cuida e aquele que te adotou com o mesmo intenso amor...dê o maior de todos os presentes a eles : Dê tudo que tem de melhor : dê sua atenção, seu carinho e sua gratidão !
Na verdade, o Dia das Mães, nada mais é que o Dia dos Filhos...para que eles parem e olhem seus super heróis
.
Comments